Project Description

Este é um post que faz parte dos novos projetos que firmei em “composè” com a Diamond Papers. Além de música, poesia e fotografia, espero que brotem neste jardim, vídeo-aulas, fotodiagramas, passo-a-passo (como é o plural disto pelamordedeos?! passos-a-passos?! será que o Professor Pasquale acessa blogs de origami pra dar uma ajudinha aqui? rs…..).
Mas já que toquei no assunto, você sabe o que é composè? Vou te contar que a minha “ídala” Tomoko Fuse sabe muito bem.
O composè (encontrei também composê e composé) é a combinação equilibrada de cores, estampas ou texturas.
No caso, vou falar de composè de estampas.
Quem foi que disse que não se combina listas com xadres? Ou flores com bolinhas? É só dar uma olhadinha na foto acima para ver que esta história de que é proibido misturar padrões de estampas, é uma regra a ser transgredida.
Porém, existem sim muitos poréns, que vamos descobrindo com nossos erros e acertos, e com MUITA observação e pesquisa.
E quando falo em pesquisa, lá vai uma dica. Vocês acham que só visito sites de origami? Quem é que trabalha muito com composè? O pessoal da moda, o pessoal da decoração, o pessoal do patchwork. Elementar, meu caro Watson! E há sites lindíssimos por aí para nos inspirarmos.
No exemplo acima, usei uma regrinha bem básica. Primeiro, fiquei só com a cor lilás como base. Variei as estampas, mas a cor escolhida foi o lilás.
Sempre que o Fernando vai lançar um papel novo (Fernando é o dono da Diamond Papers ok?), peço que ele pense nesta questão de combinação de padrões e cores. Aí fica mais fácil para produzirmos lindas peças não é mesmo? E por falar em lançamento, a renda lilás no fundo branco e as bolinhas miudinhas que vocês vêm na foto, acabaram de sair do forno viu? Ah, e há outras tantas combinações possíveis de serem feitas com a variedade de padronagens já lançadas.
Então, vamos exercitar o composè?
E me mostrem o resultado tá?